Você já deve ter ouvido falar que os cães se conhecem através do cheiro, e por que não usar isso para facilitar a integração entre cães desconhecidos?
A chegada de um novo companheiro pode ser um pouco estressante caso você já tenha um pet em casa, então passar um paninho em cada um dos cães e colocar nas caminhas ou embaixo da vasilha de comida ajudará a associar o novo companheiro à coisas boas e facilitar a convivência.
É importante lembrar que cada cãozinho tem uma personalidade, e ao ser apresentado a outro cão sentimentos de ciúmes, receio, ou bagunça podem ser mais normal do que pensamos.
Se você optar por felicidade em duplicidade e trazer para o seu lar dois cães de uma única vez, você vai precisar de paciência, pois tudo será novidade para eles, o ambiente, as pessoas, e até mesmo um ao outro.
Nesse caso, o ideal é dar um passo de cada vez e ir estimulando a convivência entre os dois, aos poucos você vai perceber que um é mais destemido que o outro, e essa será a chave para deixar tudo mais tranquilo.
Fique atento quando o mais agitado se aproximar do mais calmo, faça um carinho nos dois, isso demonstra sentimento de igualdade e transmite tranquilidade ao cão mais quietinho.
Caminhar com os dois juntos é bom para relaxar e gastar energia, além da companhia se tornar uma experiência positiva para eles. A interação entre os dois desde o início traz benefícios para o corpo e mente, procure ensinar comandos de obediência aos dois ao mesmo tempo, isso causa uma associação positiva com a presença do amigo.